Voltar Atrás

História | Turismo/Cultura | Relação Portugal-Moçambique | Hiperligações | Imagens de Moçambique

Gastronomia: Na gastronomia Moçambique também é muito rico.
A província mais rica na gastronomia é a Zambézia no centro do país. A cozinha zambeziana é à base do côco, tendo como prato principal a Galinha à Zambeziana.
Moçambique por se encontrar virado para o oceano Índico, têm muitas influências Indianas, Goesas e Chinesas na alimentação. O caril é muito usado em toda a cozinha do norte ao sul do país.
A base da alimentação moçambicana é o milho. A partir deste cereal faz-se uma massa que no sul é chamada de ushwa, no centro e norte chima. Esta massa é acompanhada por molhos de vegetais, tais como a cacana e a mboa, e também por mariscos, principalmente o camarão. O peixe seco também é muito usado.
Moçambique é muito rico em mariscos. O camarão, a lagosta, o carangueijo, o cava-cava, ameijoa e as lulas, são alguns dos mariscos que Moçambique exporta para o ocidente.
Os produtos típicos são o piri-piri, gergelim, amendoim, caju, côco etc. Nas bebidas existem as aguardentes destiladas, como a nipa e a katchulima, entre outras. Também se fazem cervejas de milho, mapira, palmeira etc. Existem ainda os sumos de caju, e canho.

 

Lagosta grelhada
Lagosta grelhada